Quem sou eu?

Minha foto
Curitiba, PR, Brazil
Engenheiro por formação, acumulo vasta experiência prática na gestão de pequenas e médias empresas, obtidas como empresário e gestor ao longo dos últimos 14 anos.

sábado, 22 de agosto de 2009

A decepção na implantação de um software

Os Empresários em geral, possuem alta expectativa em relação a aquisição de um Sistema. Acreditam que o Sistema por si só, impulsionara o desempenho e a organização da Empresa.

Nem todas as vantagens vendidas pelos pacotes de informática, podem ser obtidas com a compra de um Sistema. O grande desafio é encarar a implantação de um Sistema como um projeto de mudança organizacional.

A "urgência" na aquisição do sistema "atropela" este passo importante, que é a organização da empresa, “é o cachorro é quem balança a cauda e não o oposto”. Primeiro organiza-se a estrutura da empresa, depois implanta-se o Sistema.

Na grande maioria das vezes a solução para organização de uma empresa, está numa reestruturação e após isto a implantação de um Sistema. Por decorrência desta falta de entendimento, muitas empresas se decepcionam com os Sistemas.

Quando esta reestruturação não ocorre, além da decepção, do prejuízo financeiro com a aquisição do sistema, perda do tempo investido, etc., as Empresas se vêem novamente, com as antigas dificuldades que não foram solucionadas.

Um bom sistema não organiza empresa nem conserta dados errados: Lembre-se que o sistema processam as informações que recebem, não existe mágica. O sistema será tão preciso quanto for a organização da empresa e as informações fornecidas ao mesmo.


* Texto adaptado por Jean Cordeiro (Jean_consultoria@ymail.com) com base nos seguintes estudos:
1) SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO ERP EM PEQUENAS EMPRESAS: UM CONFRONTO ENTRE O REFERENCIAL TEÓRICO E A PRÁTICA EMPRESARIAl - Departamento de Ciência da Computação, Centro Universitário da FEI, UNIFEI. 2) IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP: TECNOLOGIA E PESSOAS NA IMPLANTAÇÃO DO SAP R/3 - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário