Com a competitividade predominando nas organizações, as empresas passaram a exigir mais de seus funcionários, sendo fundamental a adequação ao cargo, sua produção e o bom relacionamento. Por este motivo, cada vez mais a tarefa de selecionar profissionais torna-se uma das funções mais desafiantes dentro de uma organização.
Por conta da pressa na contratação, da falta de uma metodologia correta e da inobservança de fatores importantes na hora da contratação, as empresas costumam cometer erros. O momento de contratar requer bastante atenção, técnica e planejamento e acima de tudo, é uma atividade onde a pressa é inimiga da perfeição.
Para contratar, antes de tudo, é preciso estar claro:
Qual o objetivo?
O que o profissional fará?
Pelo que será responsável?
O que ele deve saber?
É preciso maturidade profissional ou seria melhor contratar alguém iniciante, que possa ser treinado com maior facilidade?
Que salário terá condições de pagar?
Recrutar e selecionar pessoas no mercado é uma atividade com metodologia própria e não pode ser encarada como um evento pontual, subjetivo e sem importância.
Vantagens de se fazer seleção e recrutamento de forma planejada
Elevada facilidade na avaliação de um futuro desempenho;
Maior garantia de uma contratação de sucesso;
Melhor adequação do profissional à empresa e ao cargo;
Aumento de produtividade;
Baixo rotatividade de mão-de-obra;
Mais objetiva, processo sistemático;
Maior facilidade na avaliação do desempenho futuro;
Maior garantia de uma contratação de sucesso;
Maior adequação do profissional à empresa;
Uma contratação sem planejamento, pode acarretar um desgaste e um prejuízo incalculáveis a organização, tais como:
Retrabalho. Já que a pessoa contratada não tem o perfil para o cargo;
Dinheiro e valioso tempo de treinamento focado na pessoa errada;
Tempo dos Supervisores orientando o recém-contratado;
O processo da tarefa sofrerá de falta de fluidez, visto que o novo colaborador não tem o perfil necessário ao correto desempenho. Isto gerará, na equipe de trabalho como um todo, baixa produtividade; e
Possíveis problemas no atendimento ao cliente externo.
O processo seletivo, por tudo que foi escrito acima, é hoje considerado pelos empresários e executivos das organizações, como um evento empresarial estratégico e vital.
Na pressa de contratar, algumas empresas cometem erros que acabam custando caro demais com o passar do tempo. E, muitas vezes, a empresa acaba perdendo grandes clientes por pura falta de atenção na hora de recrutar bons profissionais.
Fontes consultadas:
Revista Seu Sucesso – março de 2005 – pg. 36 a 38
http://www.skywalker.com.br/artigos/corpo.php?id=163
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=4202
http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/1672975-processos-recrutamento-sele%C3%A7%C3%A3o/
http://www.insight.psicologia.ufrj.br/servicos/visualizarTexto.asp?idTexto=1
http://internativa.com.br/artigo_rh_02.html
http://www.artigonal.com/gestao-artigos/recrutamento-e-selecao-por-competencia-1185165.html
http://www.rhemacao.com
http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/recrutamento-e-selecao-sem-misterio-1098548.html
http://www.artigonal.com/administracao-artigos/a-importancia-de-um-recrutamento-e-selecao-de-pessoas-eficaz-613082.html
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