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Engenheiro por formação, acumulo vasta experiência prática na gestão de pequenas e médias empresas, obtidas como empresário e gestor ao longo dos últimos 14 anos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Contrate o Melhor - Monte a melhor Equipe de Trabalho!!



Com a competitividade predominando nas organizações, as empresas passaram a exigir mais de seus funcionários, sendo fundamental a adequação ao cargo, sua produção e o bom relacionamento. Por este motivo, cada vez mais a tarefa de selecionar profissionais torna-se uma das funções mais desafiantes dentro de uma organização.

Por conta da pressa na contratação, da falta de uma metodologia correta e da inobservança de fatores importantes na hora da contratação, as empresas costumam cometer erros. O momento de contratar requer bastante atenção, técnica e planejamento e acima de tudo, é uma atividade onde a pressa é inimiga da perfeição.

Para contratar, antes de tudo, é preciso estar claro:
 Qual o objetivo?
 O que o profissional fará?
 Pelo que será responsável?
 O que ele deve saber?
 É preciso maturidade profissional ou seria melhor contratar alguém iniciante, que possa ser treinado com maior facilidade?
 Que salário terá condições de pagar?

Recrutar e selecionar pessoas no mercado é uma atividade com metodologia própria e não pode ser encarada como um evento pontual, subjetivo e sem importância.

Vantagens de se fazer seleção e recrutamento de forma planejada
 Elevada facilidade na avaliação de um futuro desempenho;
 Maior garantia de uma contratação de sucesso;
 Melhor adequação do profissional à empresa e ao cargo;
 Aumento de produtividade;
 Baixo rotatividade de mão-de-obra;
 Mais objetiva, processo sistemático;
 Maior facilidade na avaliação do desempenho futuro;
 Maior garantia de uma contratação de sucesso;
 Maior adequação do profissional à empresa;

Uma contratação sem planejamento, pode acarretar um desgaste e um prejuízo incalculáveis a organização, tais como:
 Retrabalho. Já que a pessoa contratada não tem o perfil para o cargo;
 Dinheiro e valioso tempo de treinamento focado na pessoa errada;
 Tempo dos Supervisores orientando o recém-contratado;
 O processo da tarefa sofrerá de falta de fluidez, visto que o novo colaborador não tem o perfil necessário ao correto desempenho. Isto gerará, na equipe de trabalho como um todo, baixa produtividade; e
 Possíveis problemas no atendimento ao cliente externo.

O processo seletivo, por tudo que foi escrito acima, é hoje considerado pelos empresários e executivos das organizações, como um evento empresarial estratégico e vital.

Na pressa de contratar, algumas empresas cometem erros que acabam custando caro demais com o passar do tempo. E, muitas vezes, a empresa acaba perdendo grandes clientes por pura falta de atenção na hora de recrutar bons profissionais.


Fontes consultadas:
 Revista Seu Sucesso – março de 2005 – pg. 36 a 38
 http://www.skywalker.com.br/artigos/corpo.php?id=163
 http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=4202
 http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/1672975-processos-recrutamento-sele%C3%A7%C3%A3o/
 http://www.insight.psicologia.ufrj.br/servicos/visualizarTexto.asp?idTexto=1
 http://internativa.com.br/artigo_rh_02.html
 http://www.artigonal.com/gestao-artigos/recrutamento-e-selecao-por-competencia-1185165.html
 http://www.rhemacao.com
 http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/recrutamento-e-selecao-sem-misterio-1098548.html
 http://www.artigonal.com/administracao-artigos/a-importancia-de-um-recrutamento-e-selecao-de-pessoas-eficaz-613082.html

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